SBTEIM, SBGM e SBP reúnem-se com a Deputada Federal Marina Santos para debater o PL5043/20


Na última 6ª feira, 05/03, SBTEIM – SOCIEDADE BRASILEIRA DE TRIAGEM NEONATAL E ERROS INATOS DO METABOLISMO, SBGM – SOCIEDADE BRASILEIRA DE GENÉTICA MÉDICA E GENÔMICA e SBP – SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA, por seus representantes, reuniram-se com a relatora do Projeto de Lei 5043 de 2020 de autoria do Deputado DAGOBERTO NOGUEIRA, aprovado para votação em caráter de urgência em plenário. Tal projeto trata do Teste do Pezinho Ampliado.

A reunião teve como principal objetivo demonstrar o apoio das entidades para iniciativas que resgatem a importância e o real papel que o Programa Nacional de Triagem Neonatal deveria exercer, além da implantação da triagem neonatal com inclusão de novas patologias de maneira escalonada e planejada, de forma sustentável.

A Deputada Marina Santos, relatora do PL 5043/20, agradeceu a oferta de apoio científico e técnico oferecido pelas Entidades e esclareceu que pretende apresentar em seu relatório proposta de inclusão de novas patologias de forma faseada, considerando aspectos como prevalência, existência de protocolos de terapias reconhecidas cientificamente, ao mesmo tempo em que pretende fazer a regulamentação daquilo que ainda não foi feito, inclusive para assegurar-se o perfeito funcionamento do Programa, que inclui não somente a realização de testes diagnósticos como também o seguimento médico especializado e o fornecimento de tratamentos específicos, sejam eles nutricionais ou medicamentosos.

A previsão é que o PL 5043/20 seja votado em Plenário na próxima 3ª feira, 09/03. Em caso de aprovação, seguirá para o Senado.

Sobre a SBTEIM
A Associação Brasileira de Triagem Neonatal Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM), anteriormente denominada Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal - SBTN, foi fundada em 18 de setembro de 1999. Tem como objetivo principal reunir profissionais envolvidos com estudos e pesquisa relacionados à Triagem Neonatal no Brasil. Visa ainda estimular e divulgar os processos diagnósticos e terapêuticos de doenças genéticas, metabólicas, endócrinas e infecciosas, que possam prejudicar o desenvolvimento somático, neurológico ou psíquico do recém-nascido.

Reunião com a Deputada Marina Santos: na foto, além da Deputada, participaram Tânia Bacheca, Armando Fonseca e Carlos Gouvêa (SBTEIM), Têmis Maria Felix (SBGM) e Salmo Raskin (SBP).
 

cheap jordans|wholesale air max|wholesale jordans|wholesale jewelry