Bem-vindo a SBTEIM


A Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM) tem como objetivo principal reunir profissionais envolvidos com estudos e pesquisa relacionados à Triagem Neonatal no Brasil. Visa ainda estimular e divulgar os processos diagnósticos e terapêuticos de doenças genéticas, metabólicas, endócrinas e infecciosas, que possam prejudicar o desenvolvimento somático, neurológico ou psíquico do recém-nascido.

Anteriormente denominada Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal - SBTN, foi fundada em 18 de setembro de 1999 e, após longo período de inatividade, a SBTN ressurgiu na assembleia do dia 18 de março de 2016 na cidade de São Paulo.

Nesta ocasião, foi eleita uma nova diretoria com a missão de reativar as suasatividades e incorporar a área de Erros Inatos do Metabolismo.

Sendo assim, nossa Associação passa a se denominar Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo, ou simplesmente SBTEIM.

A área de Erros Inatos do Metabolismo (EIM) traz consigo um grande desafio devido à sua diversidade de manifestações clínicas, mas também novas possibilidades de diagnósticos e tratamentos, além de ser a tendência natural para o desenvolvimento dos programas de Triagem Neonatal em todo o mundo.

Há muito que fazer para defender a dignidade do profissional que se dedica a Triagem Neonatal e aos EIM, e pelos pacientes e seus familiares que se beneficiam de um diagnóstico precoce, início de terapia correta no tempo adequado e acompanhamento de suas enfermidades ao longo da vida.

Para manter ativa e atuante uma sociedade civil organizada como a nossa, os desafios são inúmeros; manter o número de associados e atrair novos, sejam pessoas físicas ou pessoas jurídicas, deve ser uma tarefa que contagie a todos nós.

Convidem pessoas e empresas para se unirem a esta nossa causa e se tornarem sócios ou participarem das atividades da SBTEIM.

Gostaríamos de poder contar com a participação e colaboração de todos vocês.