A Importância do Teste do Pezinho para a População

Muitos não sabem, mas o Teste do Pezinho (nome popular para o exame de Triagem Neonatal) é uma medida de segurança para o recém-nascido. Isso porque o teste é capaz de detectar uma série de doenças que podem ser identificadas e suas conseqüências prevenidas, se tratadas precocemente. Ele é feito a partir de gotinhas de sangue colhidas no calcanhar do bebê, sendo que a coleta é rápida e quase indolor.

Em sua versão mais simples, o Teste do Pezinho foi introduzido no Brasil, na década de 70, para identificar duas anomalias congênitas - a fenilcetonúria e o hipotireoidismo - que, sem a triagem neonatal, podem levar a criança à deficiência mental em poucos meses.

Através de lei federal, o teste se tornou obrigatório em todo o País, em 1992, embora ainda não alcance a totalidade dos recém-nascidos. A portaria de número 822, de 6 de junho de 2001, assinada pelo ex-ministro José Serra, criou o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN).

Hoje já existem 37 serviços de referência distribuídos por todos os 27 estados brasileiros, credenciados pelo Ministério da Saúde, aptos a realizarem o teste e também o tratamento das doenças que fazem parte do PNTN.

Hoje já é possível fazer a triagem de cerca de 30 doenças, em laboratórios privados, antes que seus sintomas se manifestem.

Fundada em 1999, a Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal (SBTN) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que em menos de oito anos de existência já conta com quase 200 associados e possui uma Comissão Epidemiológica, que procura fazer o levantamento da triagem neonatal no Brasil.

Este é um momento importante na historia da triagem neonatal que se consolida cada vez mais em nosso país. A SBTN tem um papel fundamental neste processo: deve estar à frente identificando novas oportunidades de pesquisa e diagnóstico precoce de outras doenças.

Precisamos como sociedade, catalisar tudo que diz respeito a TN, divulgando nosso trabalho no país e fora dele e para isso contamos com o envolvimento de cada um neste projeto em construção.

A SBTN quer promover o interesse de parceiros colaboradores que nos possibilitem atingir nossos objetivos.

Nossa sede jurídica e administrativa é na cidade de Anápolis (GO), onde mora o atual presidente Dr. João Amélio da Silva Júnior (gestão 2007-2008).