Dia de Conscientização do Espectro Alcoólico Fetal
O Transtorno do Espectro Álcool Fetal é uma condição que resulta da exposição ao álcool durante a gestação, podendo causar danos graves e permanentes ao desenvolvimento físico e neurológico do bebê.
O consumo de álcool pela gestante, mesmo em pequenas quantidades, pode interferir no desenvolvimento cerebral e dos órgãos do feto, resultando em atrasos cognitivos, dificuldades de aprendizagem, problemas comportamentais e má formação física.
A prevenção do problema começa com a conscientização: nenhuma quantidade de álcool é segura durante a gravidez. Além disso, quando a gestante consome álcool diariamente, as chances de que a criança desenvolva a Síndrome Alcoólica Fetal - SAF é grande. Nessa situação, os danos são ainda maiores se tratando de malformações e do desenvolvimento infantil.
???? Neste dia de conscientização, reforçamos a importância de não consumir álcool durante a gestação e destacamos o trabalho de todos os profissionais que atuam na prevenção e no tratamento do SAF, protegendo o futuro de todas as crianças.