Novas orientações para coleta do teste do pezinho no Rio Grande do Sul
Diante da tragédia climática que afeta grande parte da população do Rio Grande do Sul, o Serviço de Triagem Neonatal tem orientado os profissionais de saúde a realizarem a coleta do teste do pezinho ainda na maternidade, após as 48 horas de vida do recém-nascido.
A adaptação do protocolo é necessária por conta da preocupação com a situação dos desalojados e da dificuldade de atendimento nas Unidades de Saúde.
Ainda, conforme entrevista concedida à rádio Jovem Pan, a endocrinologista pediátrica e membro do Serviço de Triagem Neonatal do RS, Dra Cristiane Kopaceck, orienta para que a coleta continue sendo realizada, na medida do possível, nas Unidade Básicas de Saúde e que o envio das amostras seja planejado logisticamente, por conta da situação de deslocamento no estado.
Além disso, são realizadas ações diretamente nos abrigos onde há recém-nascidos que não fizeram o teste, possibilitando a coleta e assegurando o diagnóstico precoce, ferramenta essencial na manutenção do desenvolvimento e da vida de inúmeras crianças.
Se você quiser saber mais ou tiver informações sobre um recém-nascido que não coletou o teste do pezinho, entre em contato pelo WhatsApp 51 3289.3048.