SES-PE discute importância do Teste do Pezinho.


Campanha “Passos que importam” será lançada em evento

 

Em alusão ao “Dia Nacional do Teste do Pezinho”, a Secretária Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), com apoio da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM), realiza no dia seis de junho, no auditório da sede da SES-PE, no Bongi, um evento para debater os avanços e desafios da triagem neonatal e a relevância do Teste do Pezinho. Na oportunidade, ocorre, ainda, o lançamento da campanha “Passos que importam”, uma estratégia de fortalecimento da rede de serviço neonatal do Estado. 

 

O Teste do Pezinho é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Pernambuco, a rede estadual de saúde disponibiliza o exame a todos os municípios, com capacidade de detectar até seis doenças incluídas no Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN): fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. 

 

A coleta deve ser feita em todos os recém-nascidos, entre o 3º e 5° dia de vida. O diagnóstico precoce de patologias por meio do exame possibilita intervenções rápidas que ajudam no cuidado e no tratamento mais efetivo das doenças.

 

A Secretária Estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, lembra, inclusive, que o laboratório está empenhado em reduzir o tempo da entrega dos resultados de dez para três dias. “Seguimos com uma equipe comprometida, um SUS forte, pensando no futuro da população, nossos recém-nascidos, que precisam desse diagnóstico precoce de possíveis doenças”, pontuou. 

 

O encontro é voltado para profissionais de referência da Triagem Neonatal, das maternidades, da atenção básica, estudantes e pós-graduação em saúde. 

 

Campanha “Passos que importam”

Para informar a população sobre a importância do Teste do Pezinho, a Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM) e a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco criaram a campanha “Passos que importam”. A iniciativa conta com o apoio do Grupo Mulheres do Brasil, Instituto Vidas Raras e Associações DONEM é AMAR. 

De acordo com o edital, as universidades da área de saúde se responsabilizaram pela formulação de uma cartilha informativa sobre a importância da triagem neonatal. O material vencedor usou a linguagem de cordel e será distribuído nas unidades básicas de saúde.

Os vencedores foram: Júlio César Bernardino da Silva, do Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros – Universidade de Pernambuco (CISAM-UPE), na categoria folder; Juliana Carla Barbosa, do Centro Universitário Tabosa de Almeida - ASCES/UNITA, na categoria vídeo, e Iago do Prado, da Universidade de Pernambuco, categoria áudio.

Para a presidente da SBTEIM, Tânia Bachega, o sucesso da triagem neonatal, isto é, o diagnóstico e a instituição precoce da terapia dependem também da população. “Por isto a importância da campanha piloto em Pernambuco, pois durante seis meses, iremos distribuir essas cartilhas no pré-natal para as gestantes”, pontuou. 

cheap jordans|wholesale air max|wholesale jordans|wholesale jewelry